«Querido leitor, escrevo-te da Montanha, do sítio onde medram as raízes deste blogue»

terça-feira, 25 de junho de 2013

Montalegre- Uma Ideia… Da Natureza!

23 de Junho

As fotos que se seguem (ao contrário de quase todas as fotos que se encontram publicadas no blogue) não retratam mais uma “aventura” por esses montes fora. Pelo contrário, foram obtidas aquando de um simples passeio de lazer, onde poucas vezes saímos fora do carro e, mesmo não deixando a estrada muito longe, visitamos belos locais.
Decidi levar a família a visitar Montalegre. Como é óbvio, não pude levá-los a conhecer todos os locais de interesse do concelho, pois para isso seria necessário não um dia, mas pelo menos uma semana inteira! Seja como for visitámos a Albufeira do Alto Rabagão (Pisões), a vila de Montalegre e o incontornável castelo medieval, o sempre obrigatório Eco-Museu do Barroso e Porta do PNPG, e, claro, aproveitei a "desculpa" do carro para um pouco de off road, onde também eu fiquei a conhecer o bonito parque de lazer da Corujeira (onde comemos o nosso pic nic) e a capela da Senhora das Treburas, localizada no topo de uma colina e de onde se obtém uma panorâmica avassaladora sobre o lençol de água da Albufeira do Alto Rabagão.
Apesar de me abster das caminhadas neste dia, a verdade é que passei um belo Domingo, com a companhia da família, rodeado da magia e da beleza das Terras do Barroso.
Pedro Durães
 
Para consultares o Mapa Turístico de Montalegre clica em Frente e Verso. Boa viagem!

Fotorreportagem:
 
Lençol de água da Albufeira do Alto Rabagão (Pisões). Ao fundo encontra-se o imponente “Deus” Larouco
 
Vila de Montalegre vista a partir de um miradouro localizado no Parque de Lazer da Corujeira

Zoom ao centro histórico de Montalegre 
Edifício do Eco-Museu do Barroso e Porta do PNPG
 
Castelo Medieval de Montalegre
 
Sem dúvida alguma uma das mais belas torres de menagem dos castelos medievais portugueses
 
Planalto Barrosão. Na fotografia podemos ver em baixo o jovem Rio Cávado, cuja nascente localiza-se muito perto do cume da Serra do Larouco
 
Capela e cruzeiro na Senhora das Treburas
 
Fantástica vista sobre a Albufeira do Alto Rabagão (Pisões). Ao fundo podemos ver a linha de cumeada da Serra do Barroso




2 comentários:

Alberto Pereira disse...

Olá amigo;

Quantas e quantas vezes, para dar asas ao nosso espírito aventureiro, deixamos para trás aqueles que nos são mais queridos e próximos.
Uns porque não podem, outros porque não querem ou não é a 'onda' deles.
E é por tudo isso que de vez em quando temos o dever de os 'mimar'! E foi exactamente que neste dia fizeste. Não pegaste nas botas e na mochila mas 'pegaste' neles e certamente fizeste-os passar um magnifico dia!
Bem visto, montanheiro!

Abraço

Pedro Durães disse...

Olá amigo Alberto,

- Sim, de facto também temos o dever de os "mimar" um pouco. E a verdade é que também eu adorei a experiência! Talvez venha a abster-me das caminhadas durante as próximas semanas, tenciono mostrar-lhes um pouco esta minha vertente montanheira, sem que para isso os force a levar uma valente porrada nas pernas. E com a feirinha medieval da Ponte da Misarela 2013 "à porta"...

Um Abraço Montanheiro,
Pedro Durães